Como é a popularidade do Vue.JS no mercado?

Este post é uma tradução livre da resposta do criador do VueJS Evan You a uma pergunta feita no Quora: How popular is VueJS in the industry?


Vou tentar ser objetivo e responder essa pergunta com estatísticas. Note que a maioria das estatísticas quando vistas isoladamente serão imprecisas até certo ponto, porém uma combinação de todas elas fornecerá um quadro bastante convincente do estado atual do Vue.js.

Google Trends

O Google Trends não é a ferramenta mais apurada, mas fornece um bom "índice de relevância". Vue teve uma considerável ascensão durante o ano passado (2015), superando Ember e Meteor, sem nenhuma tendencia que indique uma diminuição do interesse.

Obviamente não esta no mesmo nível que Angular/React (note que eu omiti angular do gráfico porque diminui todos os outros), porém repare que Vue é relativamente novo com sua primeira versão em fevereiro de 2014, e atualmente esta crescendo a uma taxa muito consistente.

Google Trends

GitHub Trend Statistics

Aqui está o gráfico de crescimento de estrelas no GitHub do Angular 1 x React x Vue:

GitHub Trends

Você vai notar uma tendência similar aqui, onde a curva do React é deslocada cerca de 1.5 anos para a direita do Angular, e a do Vue se desloca 1.5 anos do React.

Outro muito útil e talvez mais cientifico que as baseadas no GitHub é o JS.ORG | STATS - Vue atualmente está na 28º posição, no rank de todos os tempos (all-times ranking), e mais importante tem estado constantemente na lista dos 10 mais mensal e semanal por vários meses. E se você considerar apenas os projetos que já existem nos rankings semanais/mensais ele estará constantemente entre os 3 projetos com melhor colocação

Estatísticas de Usuários

Além das "estatísticas vaidosas", vamos olhar algumas estatísticas de uso real. Recentemente o Vue passou de 1 milhão de downloads no NPM, com uma contagem mensal de 120~150k. Como referência esse numero representa cerca de 1/4 do angular 1 e 1/12 do React. Se considerar que o Vue é amplamente usado sem um gerenciador de pacotes, esse número provavelmente deve dobrar.

A documentação oficial do Vue tem atualmente ~150k de visitantes únicos ~450k de visualizações de página por mês, segundo o Google Analytics:

Google Analytics

Outro número interessante de se olhar, é o número de usuários ativos semanalmente no plugin oficial para Chrome o Vue.js devtools:

Vue devtools

Está métrica é importante porque é o numero de desenvolvedores usando Vue sériamente (não apenas baixou para testa-lo). Para referência, esse número é cerca de 1/10 do React devtools e 1/2 do Ember devtools.

Empresas Usando Vue em Produção

Se você olhar individualmente para empresas do Silicon Valley, não vai encontrar empresas grandes usando Vue, porque elas naturalmente tendem a usar tecnologias apoiadas por empresas como Facebook e Google. No entanto tem uma presença boa em empresas de desenvolvimento/consultoria, há um projeto feito por terceiros para o Facebook (sim, essa página foi feita com Vue).
Se tratando do uso empresarial, o Vue tem uma lista muito mais internacional, incluindo a "big three" chinesa de tecnologia: Alibaba, Baidu e Tencent, e algumas empresas de destaque mais valorizadas no momento, por exemplo Xiaomi, Ele.me e DJI. (Grande parte disso é por que sou muito ativo na comunidade chinesa de JS)
No Japão, Vue também é usado por empresas mais conceituadas como Line corp & Nintendo. No Reino Unido a Sainsbury’s esta começando a usar Vue.js em larga escala também.

Além disso, existem ótimos projetos de código aberto que agora usam Vue.js extensivamente, por exemplo: Laravel, GitLab e PageKit.

Ah! e aqui esta uma empresa que mudou para Vue.

Então se sua principal preocupação é se "existem empresas usando Vue.js" a resposta é yeah, há várias.

Vagas

Algumas pessoas gostam de julgar o Vue com base em estatísticas de emprego. Isso é, na minha opinião, uma visão muito míope por várias razoes:

  • Como você pode ver, Vue é usado fortemente no cenário internacional, a busca de vagas centrada nos EUA não vai refletir a adoção real.
  • A curva de crescimento de vagas esta sempre atrasada com relação a popularidade (ex: gráfico de estrelas no GitHub), isso por que a "grande industria" esta sempre um passo mais lento do que os early adopters e empresas mais ágeis, como startups e software houses de pequeno/médio porte. Nesse momento Vue acaba de conquistar popularidade suficiente para ser notado por não early adopters, a curva de crescimento de vagas não se iniciou ainda. Comparar as vagas de Vue com as atuais demandas do React/Angular é portanto injusto. Considerar a quantidade de vagas para React disponíveis no mercado dois anos atrás é uma história completamente diferente.
  • A demanda de vagas é muito influenciada pelas "marcas", de modo que o apoio do Google/Facebook no Angular/React tem um papel muito grande na quantidade de vagas. Isso é algo que eu não possuo maneira nenhuma de compensar, porém não há correlação direta com o potencial e qualidade do framework em si.

Conclusão

Vue.js é muito popular (com forte presença internacional) e continua crescendo rapidamente. Você o verá cada vez mais popular nos próximos anos.

Você vai notar que eu não fiz nenhuma comparação técnica, pois isso possui pouca relevância com a pergunta. Porém se você tiver interesse, eu terei uma conversa bem detalhada sobre o Vue no Midwest JS na próxima semana, e eu vou atualizar esta resposta com os slides depois.


Traduzido em 10/08/2016