Custom Actions com vue-resource

O que é?

O vue-resource é um plugin do Vue.js para fazer requisições web e gerenciar respostas usando XMLHttpRequest ou JSONP. Este plugin é compacto, dá suporte a Promises, URI Templates, interceptors para request e response e funciona em todos os browsers modernos (sim, dá suporte ao IE9).

Problema

Durante o desenvolvimento de uma aplicação freelance, deparei-me com a mudança constante de URIs da API da empresa em questão. Como eu tinha vários códigos como este

this.$http.get(`/api/url/que/nao/para/de/mudar/${user.id}`);  

dentro de alguns componentes, eu lembrei que havia lido na documentação do próprio plugin que pode-se criar Custom Actions (valeu @danielschmitz) e "encapsular" recursos para serem usados depois.

Uma Custom Action, em suma, é criar uma extenção de ação padrão do HTTP e dar um novo sentido a ela, assim como determinar onde esta Custom Action acessará um recurso específico.

Para organizar o código, criei um arquivo contendo todos essas Custom Action e expus cada uma dessas para que a minha aplicação pudesse chamá-la quando fosse necessário. Desta forma, quando houver mudanças na API, o meu trabalho será modificar apenas um arquivo e, automaticamente, toda a minha aplicação entenderia a mudança e continuaria funcionando perfeitamente.

Exemplo

Abaixo encontra-se um exemplo do que eu fazia antes. Perceba que a URI do recurso está ligada a uma requisição. Imagine uma linha dessa para cada recurso espalhado numa aplicação. Ruim, né?

Como comentei antes, o meu trabalho foi modularizar esses recursos em um arquivo como este:

/**
 * Arquivo /resources/github.js
 */

const githubActions = {  
    listCommits: { method: 'GET', url: 'https://api.github.com/repositories/:id/commits?per_page=5&sha=' }
};
export const githubResource = (resource) => resource('https://api.github.com/repositories/:id/commits?per_page=5&sha=', {}, githubActions);  

Agora eu posso usar este recurso na aplicação da seguinte forma:

import { githubResource } form './resources/github';

// ...

const gitResource = githubResource(this.$resource);

gitResource.listCommits({ id: '11730342' });

// ...

Para demonstrar que realmente funciona, aqui está um exemplo no JSFiddle: