Por que VueJS é uma boa opção?

Vue.JS é um nome bem peculiar para uma biblioteca javascript, principalmente para nós brasileiros, o povo do huehuebr. Porém esse é o nome da lib javascript que tem chamado a atenção das comunidades de desenvolvimento nos últimos meses.

O que é Vue.JS?

Vue.JS, VueJS ou simplesmente Vue é uma biblioteca (lib) javascript para o desenvolvimento de componentes reativos para interfaces web modernas (Reactive Components for Modern Web Interfaces).
Nesse momento você pode ser perguntar: O que isso significa?

Componentes

Em resumo são "pedaços de código" que contém marcação, estilo e comportamento (html, css e javascript) e que juntos podem compor interfaces extremamente reaproveitáveis.

Uma das características dos web components é a possibilidade de usar eles como tags html customizadas (custom tags), sendo fácil de usar, ler e entender como uma interface (tela) esta sendo construída.

Atualmente isso é o que há de mais moderno em construção de interfaces com javascript.

Reativo

Infelizmente essa palavra ficou muito "ligada" ao ReactJS, porém essa técnica/característica não é exclusiva do ReactJS. Há outras bibliotecas e frameworks que implementam essa técnica.

Reactivity in Depth http://vuejs.org/guide/reactivity.html

Basicamente é observar um objeto javascript e refletir suas alterações no DOM do html.
Quem já tentou isso com javascript puro ou até mesmo jQuery sabe que não é algo trivial, porém VueJS torna isso extremamente simples.

Moderno

Se você não esteve em uma caverna nos últimos anos já ouviu falar do ReactJS.
Há muitas semelhanças entre VueJS e ReactJS. VueJS compartilha semelhanças com muitas libs e frameworks que permitem criar componentes, isso inclui Angular2, porém pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Vale mencionar que VueJS não tem muitas semelhanças com Angular1, nem sendo considerado um concorrente para ele, já que a filosofia do Angular1 é completamente diferente da filosofia do VueJS e até mesmo Angular2.

Como dito anteriormente VueJS possui características que fazem toda a diferença frente a seus concorrentes.

Sintaxe e API claras

Criar componentes com VueJS é muito simples e objetivo. Sua API é intuitiva e simples, seu sistema de template pega o que já estamos acostumados e torna muito simples, previsível e agradável.
O grande destaque esta em como o código javascript é escrito, tudo possui seu lugar de maneira clara. Mesmo ele sendo extremamente flexível os caminhos que a informação e código percorrem são extremamente previsíveis, sendo muito fácil trabalhar em equipe e usar componentes de terceiros.

Você não corre o risco de ser esse cara

Flexibilidade

VueJS não é um "ditador". Ele te deixa livre para fazer uso dele da maneira que melhor convir ao seu projeto.
Isso é uma característica muito importante nos projetos feitos javascript.

VueJS é uma lib javascript e não um framework, então você pode usar ele desde projetos pequenos a projetos maiores e mais complexos.

O fato dele não ser um framework fullstack pode deixar algumas pessoas com receito de usa-lo, porém ele possui um ecossistema de libs complementares muito bom, com destaque para vue-router (rotas spa), vue-resource (http) e vuex (flux para vuejs).

Performance

VueJS possui uma performance excelente, em alguns testes ele se saiu melhor do que o ReactJS (comparing React.js to Vue.js for dynamic tabular data)
E essa performance foi alcançada mesmo sem o VueJS fazer uso de Virtual-DOM como o ReactJS.

VueJS para todos

Uma característica do javascript, e por consequência também do VueJS, é a capacidade de ser utilizado em qualquer tipo de projeto e tecnologia.
Seu projeto pode estar sendo feito em Ruby, PHP, Python, Node, Java, Go ou qualquer outra linguagem, você pode usar VueJS.

Já há projetos usando VueJS com Electron (cloudradioo-app), cordova (Quasar Framework e vue-cordova) e muito mais em awesome-vue.

A curva de aprendizagem é uma das mais curtas. Para começar a usar VueJS basta importar um script via cdn, sem contar com o apoio da comunidade Telegram, Slack e StackOverflow

Mesmo com pouco conhecimeto já da para começar

Futuro

VueJS 2.0 já esta em beta, mas não se assuste. Muitas pessoas se traumatizaram com Angular2, porém VueJS não corre esse risco.
Aqui você tem acesso a todos os recursos que mudaram e as novas funcionalidades.

Se você vem usa angular, leia esta post: Vue.js para desenvolvedores AngularJS

A maior mudança será a implementação do VirtualDOM e o SSR (Server Side Render), com isso VueJS v2 será de 2x a 4x mais rápido que VueJS v1, e a migração será suave. Já há projetos migrando para a versão 2

VueJS é uma ferramenta feita pensando no desenvolvedor, na nossa experiencia de uso.


That’s all, folks!